Santa Maria tem redução de mais de 79% nas denúncias por perturbação do sossego público

Santa Maria tem redução de mais de 79% nas denúncias por perturbação do sossego público

Foto: Prefeitura de Santa Maria (Divulgação)

A prefeitura de Santa Maria participou, na tarde da quarta-feira (3), de uma audiência no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) para tratar das ações de fiscalização relacionadas à Lei do Sossego Público, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos todos os dias entre meia-noite e 7h. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

O encontro reuniu representantes do Executivo, da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e do Legislativo.
Durante a reunião, a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização apresentou um balanço das operações realizadas nos últimos três anos. Os números mostram redução no volume de denúncias, notificações e multas relacionadas à perturbação do sossego. 

  • Em 2023, foram registradas 102 notificações e 92 multas. 
  • Em 2024, os números caíram para 93 notificações e 90 multas. 
  • Em 2025, até 18 de novembro, foram contabilizadas apenas 21 notificações e 17 multas.

Segundo o Executivo, a queda é resultado das ações integradas entre Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito, fiscais e Brigada Militar. A atuação ostensiva também provocou mudanças no comportamento dos frequentadores de espaços públicos.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, destacou que antigos pontos de concentração apresentaram redução significativa nas queixas.
Locais, como a região da Universidade Franciscana (UFN), a Borges de Medeiros e o cruzamento da Presidente Vargas com a Duque de Caxias, deixaram de liderar as denúncias. A fiscalização contínua e o diálogo com os comerciantes produziram resultados concretos – afirmou.


Novos pontos de preocupação
Apesar da redução geral, o mapeamento apresentado ao Ministério Público mostra que as denúncias migraram para outras áreas da cidade. Atualmente, as ruas com maior número de registros de perturbação do sossego são:

  • Rua Atlântida (entre Duque de Caxias e Heitor Campos)
  • Rua Silva Jardim (entre Conde de Porto Alegre e Floriano Peixoto)
  • Rua dos Andradas (entre Avenida Rio Branco e Rua Valandro)
  • Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves

Esses locais concentram o maior volume de queixas registradas pelo 153 e pelo 190. 

Rua Atlântida é uma das vias com maior número de denúncias em Santa MariaReprodução

O secretário de Licenciamento e Desburocratização, Pietro Junior, ressaltou que a prefeitura está ajustando o planejamento das fiscalizações para atender às novas áreas críticas.

– Em 2025, observamos queda nas multas, o que indica maior conscientização. Mas, com a aproximação do verão, a movimentação nas ruas aumenta. Vamos reforçar a presença nas áreas que passaram a liderar as denúncias – disse.
O promotor Diego Corrêa de Barros destacou que o MPRS tem acompanhado as ações e já tomou medidas contra estabelecimentos reincidentes.
– Em alguns casos, estamos ajuizando ações civis públicas. O diálogo é sempre o primeiro passo, mas quando há descumprimento reiterado, é necessária intervenção judicial para garantir a ordem urbana – afirmou.


Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia Civil apreende motocicleta usada em atropelamento emTupanciretã Anterior

Polícia Civil apreende motocicleta usada em atropelamento emTupanciretã

UFSM instala Banco Vermelho no campus em ato de conscientização contra a violência de gênero e feminicídio Próximo

UFSM instala Banco Vermelho no campus em ato de conscientização contra a violência de gênero e feminicídio

Polícia/Segurança